sábado, 2 de outubro de 2010

O século do SAGRADO CORAÇÃO


"O século XIX foi chamado o século do Sagrado Coração. E este título bem lhe cabe, dado o grande desenvolvimento que tal culto alcançou nessa época. Também merece ser assim chamado pelo grande número de santos e almas que se destacaram pela prática dessa devoção. Menciona-se aqui apenas alguns exemplos. "


Santa Madalena Sofia Barat (1779 – 1865). Foi das grandes santas do século XIX; sob a influência de seu irmão, o padre Luis Barat, e também do padre Varin S. J., fundou a Sociedade do Sagrado Coração, que se estendeu pelo mundo inteiro.

Santa Madalena Sofia deplorava as devastações que a Revolução Francesa havia feito em sua pátria. Ela percebeu que, para remediá-las, seria necessário começar pela restauração do fundamento da sociedade, a família.

E que nesta, o papel primordial na formação dos filhos cabe ás mães. Agir sobre as futuras mães de famílias francesas estava ao alcance dela. Concebeu então o projeto de dedicar-se à educação da juventude feminina. Quis dar ás moças uma educação semelhante à que os jesuítas davam aos rapazes em seus estabelecimentos de ensino.

Fundou colégios femininos para, por meio deles, devolver sua fisionomia cristã à França, sua fisionomia cristã. Foi um apostolado de reparação e de reconquista social que, pouco a pouco, estendeu-se a muitas outras nações.


Além existe inúmeros outros exemplos, como:

São Miguel Garicoïts (1797 – 1893) Fundador dos sacerdotes do Sagrado coração de Bértharran para as missões paroquiais, os exercícios espirituais e a educação da juventude.

Santa Francisca Xavier Cabrini (1850 – 1917), fundadora das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. Madre Cabrini queria propagar a devoção ao Sagrado Coração pelo exercício das obras de misericórdia, espirituais e corporais.

São João Bosco (1815 – 1888), especialmente pela relação que teve com a construção de dois grandes santuários dedicados ao Coração de Jesus: o de Roma – onde agiu a pedido do papa Leão XIII – e o de Barcelona, no alto do Monte Tibidado, a 519 metros de altitude, cuja construção profetizou em 1886.


Extraído do livro: O Sagrado Coração de Jesus – Esperança, solução e consolo para cada um de nós.
André Sá. Petrus Editora

Fonte: Associação Apostolado Sagrado Coração de Jesus

Nenhum comentário: