terça-feira, 8 de março de 2011

CF 2011: Fraternidade e a Vida no Planeta


A Campanha da Fraternidade (CF), desenvolvida pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como finalidade mostrar a preocupação da igreja no Brasil em criar condições para que o Evangelho seja melhor vivido na sociedade.

A Campanha da Fraternidade terá início na Quarta-feira de Cinzas, 9 de março de 2011, e se estende por toda a Quaresma, com o tema: FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA / lema: “A criação geme em dores de parto (Rm 8,22)” .

Neste ano, o objetivo da CF é colocar em discussão, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento. A CNBB propõe que todas as pessoas olhem para a natureza e percebam como as mãos humanas estão contribuindo para o aquecimento global e das mudanças climáticas, com sérias ameaças para a vida em geral, e a vida humana em especial, sobretudo a dos mais pobres e vulneráveis.

Particularmente, a CF é uma ótima oportunidade para pedir a Jesus que abra nossa visão!!! Pra enxergar as obras do Pai, p/ enxergar toda a sua criação. É uma ótima oportunidade para enxergar que o meu consumo exagerado e aparentemente “inofensivo” é responsável também, pelo massacre e opressão de toda uma criação, que todos os dias “gemem” pela vida. É a vida que nasce por Deus, e está morrendo pelo homem.

É a oportunidade de nos questionar, de nos policiar, mudar maus hábitos (lixo no lixo, consumir menos, evitar o uso excessivo dos recursos, da sacolinha no supermercado...). Sou por acaso responsável pelo futuro do meu irmão? É a oportunidade de mudar este tipo de pensamento indiferente ao outro, que desde muito tempo só conduz ao individualismo e a atrocidades, como aconteceu com Caim: "acaso sou guarda de meu irmão (Gn 4,9)"

Que a reflexão CF 2011 consiga “nos conduzir para ações concretas para que ao menos seja contido o aquecimento global dentro dos patamares suportáveis” (ABREU, 2011).
´
Fonte: ABREU, C. Fraternidade e a vida no planeta. Especial. Revista Brasil Cristão, n. 164, mar. 2011.

Nenhum comentário: